page-header

Ecografia

É um tipo de exame que emprega ondas de sons de frequência não audíveis (ultrassons) cujos reflexos são transformados em imagens.  Não emite radiação, não causa danos à saúde e é indolor.

RECOMENDAÇÕES

O médico indica ao paciente a necessidade de preparação para um bom exame. Para obtenção de melhor visualização o paciente deve seguir rigorosamente as instruções recomendadas.

  • Ecografia com Doppler

    Neste exame, as ondas de ultrassom são utilizadas para gerar imagens e sons do fluxo do sangue nas veias e artérias. O objetivo é detectar estreitamentos ou obstruções das artérias ou localizar coágulos (=trombos) em veias. Pode ser feito nas pernas, braços, tórax, pescoço e, também, na placenta e vasos umbilicais, na fase de gestação.

    PROCEDIMENTOS

    Antes da realização do exame

    Durante a entrevista com médico, o paciente deverá contar seus antecedentes vasculares (derrame, perda temporária de força física, fala, visão, memória).

    Durante

    O transdutor desliza sobre a área a ser examinada. O fluxo sanguíneo pode ser observado na tela e o som, ampliado, pode ser ouvido.

    Depois

    Acabado o exame, em geral de 20 m a 1 hora, o paciente retoma sua vida normal.

  • Ecografia Pélvica e/ou Transvaginal

    PROCEDIMENTOS

    Antes da realização do exame

    O paciente deve ingerir de 4 a 6 copos de água com 1 hora de antecedência. O enchimento da bexiga afasta os intestinos e melhora a qualidade do exame. No caso do exame transvaginal (o transdutor é colocado dentro da vagina) poderá haver ou não preparo específico e no caso de exame de próstata (o transdutor é colocado via retal).

    Durante

    No exame supra púbico, o médico aplica um gel no abdome da paciente para facilitar o deslocamento do transdutor sobre sua pele. Não há dor, apenas um certo desconforto pela bexiga cheia. No exame transvaginal, a paciente deita-se em uma maca com suportes especiais para os joelhos dobrados. O médico introduz o transdutor em sua vagina. Não há dor.

    Depois

    Terminado o exame, que leva em torno de 20 minutos a uma hora, a paciente poderá urinar e retomar sua vida normal.

  • Ecografia Abdominal

    Este exame obtém imagens do fígado, vesícula, rins, suprarrenais, pâncreas, baço e outros órgãos internos do abdome.

    PROCEDIMENTOS

    Antes da realização do exame

    Jejum ou dieta especial na véspera.
    Uso de laxante para limpar os intestinos.
    Outras recomendações, de acordo com cada caso.

    Durante

    O médico aplica gel sobre a pele do abdome para que o transdutor possa ser deslocado mais facilmente. O paciente deve manter a calma, prender a respiração e ficar imóvel nos poucos segundos de tomada da imagem.

    Depois

    A duração média é de 40 minutos. Após o exame, o paciente pode reassumir suas atividades.

  • Ecografia Osteoarticular

    A ecografia osteoarticular é um exame indolor e sem desconforto que utiliza ultrassons para o estudo das estruturas peri-articulares (tendões, ligamentos).

    PROCEDIMENTOS

    Antes da realização do exame

    Não é necessário qualquer tipo de preparação.
    Se possível, traga exames realizados anteriormente.

    Durante

    É utilizada uma pequena sonda na zona de estudo. O Médico dirige as ondas de som através de movimentos suaves.
    Recorre-se ainda à utilização de gel, que facilita o deslizamento da sonda sobre a pele bem como a transmissão e captação dos ultrassons.

    Exame sem qualquer risco.